sábado, 25 de abril de 2009

Dia da Liberdade

Hoje de manhã, o Rodrigo perguntou-me se hoje era o 25 de Abril.

Respondi-lhe que sim, mas também lhe perguntei porquê?
"Por nada, só queria saber!", respondeu-me.
Como estas perguntas nunca surgem do nada, decidi investigar!!!
- O que é que sabes do 25 de Abril? A Vera falou disso na escola? - perguntei.
- Não sei bem, falámos da liberdade. Os avós viveram no 25 de Abril? - perguntou ele.
- Sim, o avô Humberto, a avó Fátima, o avô Manel Pedro, o Pai e a Mãe. - respondi. - Antes desse dia, as pessoas não podiam fazer, nem dizer bem o que lhes apetecia e os militares (os tropas) fizeram com que os senhores que mandavam em Portugal, se fossem embora. A partir daí, passaram a ser as pessoas a escolher quem queriam que mandasse em Portugal.
Esta conversa não é realmente nada fácil de ter com uma pessoa de 7 anos!!!
Depois do almoço, dei com o Pai e o Filho, no sofá, a verem o filme sobre o 25 de Abril. Imaginem que o Rodrigo viu tudo até ao fim.
Apeteceu-me perguntar-lhe o que tinha percebido, mas ele antecipou-se e disse-me: "Mãe, eles não deram tiros. Puseram flores nas pistolas!"
Acho que vou ficar mais algum tempo na dúvida em saber se ele entendeu alguma coisa.
Para rematar este dia, deixo aqui aquele "autocolante" do 25 de Abril de que mais gostei até hoje.
Um desejo: que o Filho aprecie esta dádiva - LIBERDADE - e que a saiba usar.

2 comentários:

Avó disse...

Pois é verdade meu Neto; os Avós viveram o 25 de Abril sim! E com que alegria!!! Fica aqui a promessa da Avó de te explicar quão importante esse dia foi, e como a Avó e a Mãe o passaram (esse dia e os outros que se seguiram); vais perceber o que mudou e como se aprendeu a viver em Liberdade, que o mesmo é dizer com Responsabilidade.É importante que aprendas que esta é a forma de viver que vale a pena! Um grande beijinho da Avó.

Anónimo disse...

Poi é a prima Olga é mesmo "cusca" vê tudo e ainda para mais os "diários" de agora toda a gente pode ver?!?!? Então é assim:
No dia 25 de Abril de 1974 o teu avô Francisco e a avó Irene, mais o teu pai e a tia Dulce, foram todos para casa das primas Olga e Rute, ficaram lá a dormir,pois não sabíamos se ía haver tiros nas ruas. E então os avós e a Tia Graça combinaram juntarem-se todos lá em casa. Foi divertido dormimos todos no chão. Pergunta ao pai se, se lembra desse dia.
Bjs
Prima Olga